Search
Close this search box.

Tecno.Lárbous

Website ou Facebook: sua empresa deve ter um site ou apenas um perfil em rede social?

Website ou Facebook?

Qual a melhor opção para sua empresa, um website ou facebook?

Para alguns empresários há uma certa indecisão entre ter um site ou uma Fan Pages no Facebook para divulgar o próprio negócio. Pelo que parece, muitos empresários estão desistindo do seu website ou fazendo redirecionamento para as suas Fan Pages, apostando claramente no Facebook como meio de comunicação para os seus clientes.

O Facebook cresceu muito nos últimos anos e a sua utilização aproximou empresas e clientes, tornando mais fácil a comunicação entre ambas as partes. Além disso, é uma ferramenta gratuita (pelo menos à primeira vista) e tem uma capacidade enorme de conseguir gerar novos interessados no seu trabalho. Tudo isto parece tornar as Fan Pages numa “máquina” de vendas e numa oportunidade única para divulgar o seu negócio.

Mas será isso suficiente para abandonar a utilização de um website? Evidente que não. No máximo, utilizar as duas de forma complementar. O Facebook continuará sendo uma excelente forma de direcionar tráfego para o seu site.

O Facebook pertence a uma empresa

Há algum tempo atrás e ainda ocorre atualmente, o Facebook terminou com muitas Fan Pages de um dia para o outro, sem dar qualquer aviso prévio. Segundo eles, essa eliminação em massa aconteceu porque algumas Fan Pages teriam violado as regras de utilização e por isso deveriam ser excluídas. Foram páginas com milhões e milhões de fãs, que certamente gerariam um bom retorno aos seus administradores. Além disso foram várias horas de trabalho investidas naquelas páginas. Mas este acontecimento deixou uma lição a todos nós que jamais devemos esquecer:

As Fan Pages não são nossas! Elas pertencem ao Facebook e não há o que fazer para alterar essa situação. Por isso, o seu website deve ser o centro de todas as suas atividades. Outro dos pontos que justifica a manutenção do website e do Facebook ao mesmo tempo é a diminuição constante do alcance das publicações no Facebook.

Em termos práticos, o Facebook não é um bom local para uma compra final. Caso contrário, as tão conhecidas F-Commerces teriam um sucesso enorme, algo que não aconteceu. Porém, essa comunicação no Facebook é feita de uma forma simples, o que torna esta rede social um bom local para anunciar produtos. Mas será um bom local para uma compra final? Ou o Facebook servirá apenas como intermediário?

Qual a melhor solução.

Na minha opinião, a melhor é usar ambos junto com outras redes sociais, mas tendo como ponto de chegada o seu website. As redes sociais devem ser utilizadas para o ponto de partida da divulgação, mas de fato no website onde as vendas tem mais probabilidade de serem concluídas.

O Facebook deve ser visto com a mesma seriedade que o Twitter ou o LinkedIn, mas jamais deve ser considerado mais importante do que um website, pois é a sua forma de comunicação principal, enquanto que o Facebook é apenas um meio para chegar a essa comunicação final. Por isso, jamais caia no erro de deixar de lado o seu website para apostar apenas no Facebook.

Se você pretende manter seu website atualizado ou criar o seu primeiro, a Larbous possui soluções para os 2 casos. Se já tem um website rodando, você pode optar por mantê-lo atualizado com nossos planos de manutenção ou criar um site que que possibilite além de divulgar sua empresa, vender seus produtos e serviços.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe: